Pesquisar este blog

sábado, 2 de junho de 2012

Como fazer iscas de metal (jumping jig)

Boa tarde pescadores !
Enquanto não chega o dia da pescaria, resolvi tentar fazer minhas próprias iscas de metal, ou jumping jig, se acharem melhor. Abaixo o modelo que copiei, um jig de aproximadamente 22 gramas.



Fiz a forma com durepox 

Abaixo, o gabarito para entortar o arame interno. O ideal é usar um arame que não enferruja, mas como só tinha esse em casa, foi ele mesmo.


O resultado


Depois pintei com tinta esmalte 





Não são todas vezes que coloco o chumbo derretido e dá certo. Muitas vezes a isca ficaram cheia de bolhas. Estou fazendo experiências e pesquisando sobre isso, talvés tenha que fazer algum respiro, sei lá. Fica para a próxima o suporte com anzol ( support hook ) que ainda estou comprando os materias.
Se vai obter resultado na prática, não sei, mas até aqui valeu o passatempo. Até a próxima.



33 comentários:

  1. e como voce colocou o chumbo nas 2 partes da forma e uniu as duas sem derramar o chumbo, fiquei curioso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele coloca o arame e depois junta as duas partes e vira o molde de lado... tem o lugar de derramar o chumbo do lado do molde.....

      Excluir
  2. Olá, fique a vontade para tirar as dúvidas.
    Uni as duas partes , prendi com um grampo (sargento)e derramei o chumbo derretido por um furo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. qual o tempo de cura do durepox? gostei muito dessa forma pois a minha é de gesso e ñ gosto mto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      aproximadamente duas horas. Também fiz uma forminha de gesso. No começo as iscas ficaram melhores do que essas, mas logo o gesso lascou um pedaço.
      Um abraço

      Excluir
  4. porque vc diz que ficou melhor no gesso do que no durepox? se for questão de acabamento, no durepox tem como deixar lisinha a forma, pois eu fazia bonequinhos com durepox, com os dedos molhados da pra deixar ele bem lisinho. vou acompanhar seu blog. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      no começo a forminha até fica lisinha, mas após receber o chumbo derretido ela aos poucos vai de deformando. Também já fiz chumbada com forma de gesso e tenho percebido que o gesso aguenta mais caloria.
      Fique a vontade para interagir
      Um abraço

      Excluir
    2. é isso é vdd o durepox só aguenta ate 150c°.

      Excluir
    3. olá.... uma saída legal tbm seria fazer a forma com cola plástica.... a cola plastica aguenta muito mais calor do que o gesso e o durepox.....fica a dica... abraço

      Excluir
  5. ADOREI SUA DICA,DAS QUE ENCONTREI FOI A MELHOR. UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ! Essas iscas são muito eficientes! Ainda ontem fiz uma pescaria de robalo na galhada, mandei pra água os Jumping Jigs umas 10 ou 12 vezes e ainda peguei dois robalinhos.
      Um abraço

      Excluir
  6. Amigo,
    Com relação a sua dúvida sobre as bolhas, o respiro realmente é necessário. Tem um video no Youtube que um cara mostra uma forma feita em gesso com esse respiro. A forma é para Jig Head.

    Fiquei curioso com relação aos olhos. São pintados ou voce os colou ? Neste caso, onde conseguiu ?
    VLW

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo comentário,
    os olhos eu pinto com esmalte preto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. olá.... uma saída legal tbm seria fazer a forma com cola plástica.... a cola plastica aguenta muito mais calor do que o gesso e o durepox.... só que no caso da cola plastica vc precisa de um suportezinho de madeira.....fica a dica... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com cola plástica ainda não tentei.
      Obrigado pela dica. Um abraço.

      Excluir
  9. BOM DIA, POSSO TE DAR UMA DICA?
    SE VC UTILIZAR UM SISTEMA DE BORRACHA DE SILICONE CHAMADA RTV...CONSULTE NO YOUTUBE SEGUE O LINK http://www.youtube.com/watch?v=J0hfT2gRyvA VC IRÁ CONSEGUIR MELHOR PERFORMANCE DE ACABAMENTO, DICA NOS OLINHOS VC DEVE FAZER ELE SEM AS BOLINHAS E ACRESCENTE POSTERIORMENTE MISSANGAS COLADAS COM COLA TIPO BONDER, ENTENDE: OS OLINHOS DEVEM FICAR NEGATIVOS NO MOLDE PARA QUE FIQUE CAVIDADES, OUTRA CARACTERÍSTICA DO CHUMBO É QUE ELE ESFRIA MUITO RÁPIDO E É POUCO FLUÍDICO, ENTÃO SE VC FIZER UM CANAL LONGITUDINAL VC IRÁ EVITAR BOLHAS, FAÇA TAMBM PEQUENOS MAÇALOTES PARA SAÍDA DE GAZES,,,,QUALQUER DÚVIDA ME CONTATE lg9bittencourt@gmail.com SOU FABRICANTE DE ALGEMAS DE METAL EM ZAMAK PORÉM EM MÁQUINA DE ALTA PRESSÃO MAS CONHEÇO O PROCESSO DE FABRICAÇÃO EM METAIS, FIZ MUITOS PROTÓTIPOS AO LONGO DE MINHA VIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pode ficar a vontade para dar dicas.
      Como é para meu uso nem me preocupei muito com acabamento, porém a isca na parte funcional ficou show. Não pesco o dia todo com Jumping jig porque gosto mais de pescar na superfície com plugs e ontem estive pescando em Cubatão, SP, dei uns 10 arremessos com eles e peguei um robalinho e perdi outro. 2 ataques em 10 arremessos acho que tá bom demais.
      Um abraço e boas pescarias.

      Excluir
    2. amigo não sei se é essa que vc mencionou mas eu vou fazer com uma borracha vermelha de silicone que suporta alguns metais que se fundem em temperaturas mais baixas como o chumbo. os olhos eu vou fazer com tinta relevo dimencional 3d brilhante.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. eu pretendo pintar com tinta splay luminosa ou como um amigo me indicou tinta splay esmalte sintético e depois passar laca chinesa que além de dar um brilho amais na peça protege a tinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Encomenda !
      Já faz algum tempo que não faço esses jigs, mas os últimos que fiz usei a forma feita com gesso. Ficou melhor do que o durepox e saiu muito barato.
      Um abraço

      Excluir
  11. olá! já resolveu o problema das peças mal formadas? experimente jogar um pouquinho de talco ou maisena onde é feito o derrame do chumbo espalhe bem e depois de umas batidinhas p/ sair o excesso. com a minha forma de borracha de silicone vermelha p/ alta temperatura funcionou.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,
    boa idéia. Faz algum tempo que não faço iscas, mas os últimos que fiz foi numa forma de gesso e ficou bem melhor do que no durepox. O gesso aguenta mais temperatura elevada.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Alguem tem alguma dica para a fabricação das formas em silicone vermelho de alta temperatura? as iscas estão ficando deformadas, como se dessem bolhas onde o chumbo entra em contato com o silicone, a parede da forma é super lisa, porém a isca sai dela toda deformada , como se tivesse acontecendo alguma reação. eu estou utilizando chumbo de balanceamento de pneu de carro, não sei se tem alguma coisa a ver com isso.
    se alguem puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, nunca usei silicone para alta temperatura, quem sabe aparece alguém que possa te ajudar. Quanto ao chumbo, já usei bastante este tipo, não sei se interfere alguma coisa, acredito que não.
      Um abraço

      Excluir
  14. bom dia, gostaria de saber se a marca de esmalte interfere na aderencia da tinta, pois usei e a tinta soltou do jig, poderia me dizer a marca que você usou ?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    não lembro qual usei pois faz tempo que fiz esses jigs e pintei mas sei que era o esmalte dos mais baratinhos. Com o tempo de uso e quando topam com pedras e paus eles vão saindo a tinta mesmo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. pow uma dica pra pintar os jigs que eu uso. quando for aplicar a tinta (spray)
    primeiro passe uma demão de spray branco fosco que funciona como um primer ou selador espere secar depois use sua criatividade com as tintas (spray) luminosas da colorgin são otimas vlw abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      obrigado pela dica registrada.
      Só uma pergunta: Essa tinta luminosa da Colorgin é glow (brilha no escuro) ?
      Um abraço

      Excluir
  17. tenho uma forma de silicone vermelho(comprada). os jigs saem perfeitos, mas estou tendo dificuldades para colocar o arame. como faco esse gabarito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, ao invés de fazer da forma que eu fiz com o arame inteiro, pode fazer com dois pedaços e colocar um em cada lado da isca.
      Um abraço.

      Excluir
  18. boa noite, como vc pintou suas iscas? qual a tinta que foi usada? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pintei com esmalte de unha dos mais baratinhos que achei para comprar.
      Um abraço

      Excluir

Olá, obrigado por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre!